terça-feira, 24 de março de 2009

Placa-Mãe:


A Placa-Mãe ela pode ser considerada o coração do computador, pois todas as peças do micro estão ligadas a ela. É ela que determina qual o tipo de memoria, Hd, processador entre outros periferiços que serão usados. Entretanto é ela que dita as possibilidades de melhoria da capacidade de hardware do computador no futuro. Boas placas-mãe suportam processadores simples e avançados desde que seja do mesmo padrão, aceitem uma boa quantidade de memorias (máximo suportado pra micros caseiros entre de 2 GB a 4 GB), e além de possuir no mínimo 3 encaixes livres para pode adicionar placas extras (como rede, som e captura de TV).
A escolha cuidadosa dela também pode facilitar upgrades futuros. Uma estratégia, por exemplo, é escolher um modelo de motherboard com um soquete de processador mais atual, economizando um pouco no chip, depois quando os processadores que usam este soquete começarem a cair de preço, basta trocar o chip antigo. Mas esta escolha em particular depende fundamentalmente do fabricante do processador que será usado.
Para aqueles que preferem o chip da "Intel", fica mais fácil, pois desde Junho de 2004 a empresa vem utilizando o padrão do soquete LGA 775 em seus processadores para desktop.
Entre os fabricantes que trazem as melhores opções de chipset, estão a própria Intel, além de nVidia e ATI. Um aviso importante, ao comprar um processador, tem que observar com antecedência se é compatível com sua placa mãe.
E por final, quem for montar uma máquina com processador AMD terá dificuldade maior na escolha por causa da mudança de soquete com padrão novo (AM2), que começaram a chegar nas lojas do Brasil. As melhores placas com o soquete AM2 estão a linha K9N, da MSI, a KN9, da Abit, e a linha M2N, da Asus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário