sábado, 28 de março de 2009

Hard Disk (HD):


O HD é um dos componentes mais importante do contexto do computador, pois é nele que é armazenado seus arquivos, programas e até mesmo seu sistema operacional sem o qual você não conseguiria utilizar seu PC. O disco rígido não é um dispositivo novo, mas sim uma tecnologia que evolui com o passar do tempo. Um dos primeiros HDs que se tem noticia é o IBM 305 RAMAC, que surgiu em 1956, e era capaz de armazenar até 5 MB de dados (uma evolução vista naquela epóca). Com o passar dos anos os HDs foi aumentando sua capacidade de armazenamento e ao mesmo tempo também que se tornaram menores, mais baratos e mais confiáveis. Para se compreender melhor o funcionamento de um HD, tem que se conhecer bem seus principais componentes, pois eles ficam guardados dentro de uma "caixa de metal" sendo que estas caixas são seladas para evitar a entrada de material externo e de partículas de poeira que são extremamente perigosas ao disco. Portanto um aviso aos navegantes, se for abrir um HD em um ambiente despreparado e sem os devidos equipamentos propícios as chances de você perde-lo são grandes.
  1. Mostrarei agora a parte interna de um HD bem detalhado, descrevendo suas principais funções:

  • Pratos e Motor:

Os pratos são discos onde são armazenados os dados sendo constituído de alumínio, recoberto de material magnético e por uma camada de material protetor sendo portanto quanto mas for trabalhado o material magnético maior é a capacidade de armazenamento do disco. Os HDs com grandes capacidades, contam com mais de um prato um sobre o outro que ficam posicionado sobre um "motor" responsável em faze-lo girar. Nos mercado dos pçs é comum encontra-lo HDs que giram a um velocidade de 7.200 rpm, mais há modelos que chegam a 10 mil rotações, tudo depende da evolução da tecnologia.

  • Cabeça e Braço:

Os HDs contam com um dispositivos muito pequeno chamado de cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação. Trata-se de um item que tem uma bobina que utiliza impulsos eletromagneticos para manipular as moléculas da superfície do disco e assim gravar dados. Este item é localizado na ponta de um dispositivo denominado "braço" , que tem a função de posicionar os cabeçotes sobre a superfície dos pratos.

  • Atuador:

Também chamado de voice coil ele é responsável por mover os braços sobre a superfície dos pratos e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para ocorrer esta movimentação ele contém em seu interior uma bobina que é induzida por imãs.

O HD já passou por diversas mudanças desde o seu inicio, um outro exemplo da evolução, era que os HDs antigos tinha um problema, em o motor de movimentação das cabeças de leitura e gravação eram lentos, por isso que tinha a necessidade de se resolver este problema se caso não fosse resolvido talvez deixaria os discos rígidos atrasados em relação ao progresso dos componentes de um computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário